A Arquitectura da Informação
Os meios de comunicação de massa e a própria internet despejam em cima de nós volumes cada vez maiores de dados e de notícias, a velocidades estonteantes.
Temos grandes quantidades de informação que faz com que o nosso cerebro, não seja capaz de capturar toda essa informação.
Existe mais quantidade do que qualidade, de todo o conhecimento construído.
A arquitetura de informação destaca-se:
- No design;
- Na implementação de espaços informacionais (sites, bancos de dados, bibliotecas etc).
A arquitetura de informação pode ser vista atraves de três campos tradicionais:
- O jornalismo/redação.
O modelo da informação é baseado na organização, interacção e restrições das diversas entidades reais intervenientes num determinado processo. O diagrama do modelo de informação necessária para o processo, segundo a análise efectuada até ao momento, consegue ser suficientemente genérico para englobar as necessidades informativas dos diversos processos.
A avaliação heurística permite uma avaliação contínua do processo, com baixo custo. Envolve especialistas avaliando o design com base em um conjunto de critérios de usabilidade ou heurísticas. O design é examinado em busca deinstâncias nas quais esses critérios são violados.
Normas de Usabilidade
Usabilidade é uma forma de definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.